DR-RH00004

Utilização de Big Data nas demandas do RH

Business / Negócios

Utilização de Big Data nas demandas do RH

Conhecida como People Analytics, a utilização de Big Data para RH torna o departamento mais estratégico, otimizando processos, diminuindo rotatividade de pessoal e aumentando a atração de talentos.

Grande aliado no entendimento de processos e demandas, tecnológicas em Big Data também podem ser utilizadas para otimizar resultados empresariais quando aplicado ao departamento de Recursos Humanos.

Neste cenário, a tecnologia atua na coleta, organização e análise de números corporativos e perfis de funcionários, trazendo maior entendimento sobre colaboradores, clima organizacional e mercado de trabalho, possibilitando melhor planejamento de políticas de benefícios, plano de carreira, atração de novos talentos, além de levar a maiores índices de produtividade e lucro.

Da análise de currículos à retenção de talentos

Uma das principais vantagens é a contratação mais alinhada por meio de análise detalhada sobre as necessidades e os objetivos da empresa. Com isso, é possível selecionar profissionais que estão de fato alinhados com o perfil da companhia e que têm grande potencial para fazer a diferença.

E colaboradores que já fazem parte do quadro das empresas também podem ser beneficiados, já que a extração de dados permite que gestores consigam reconhecer e avaliar o desempenho individual de maneira mais assertiva. Essa relação pode auxiliar, inclusive, em políticas de benefícios e incentivos, que valorizem ainda mais esse colaborador.

O algoritmo vai substituir o recrutador?

Não! E essa resposta não é uma novidade, já que sempre afirmamos que as plataformas de big data oferecem caminhos e possibilidades, mas a tomada de decisão, principalmente a que demanda uma atitude ética e responsável, sempre será humana.

Também é fundamental pensar na importância do gestor em considerar oportunidades de inclusão, abrindo mais espaço nas organizações para diversidade de raça e gênero, por exemplo, onde iniciativas como estas podem ser beneficiadas por tecnologias orientadas a esses resultados.

Começar uma cultura data driven no RH da sua empresa não precisa ser um grande desafio. As soluções da Dom Rock descomplicam o big data e são pensadas para equipes não especializadas em TI, o que torna sua utilização muito mais ágil e assertiva.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami