estoque

Procurement: análise de dados no ciclo de compras

Business / Cases

Procurement: análise de dados no ciclo de compras

Empresas investem cada vez mais em sistemas inteligentes para tomar decisões mais assertivas e as soluções da Dom Rock trazem evoluções para o departamento de compras.

É no departamento de compras que são gerenciados os contratos com fornecedores, que é controlado o recebimento de mercadorias e insumos, além de ser onde acontece toda a gestão estratégica do ciclo de compras.

É neste setor que atuam os processos de procurement, responsáveis por controlar as transações feitas com fornecedores e viabilizar a construção de um histórico de relações com os parceiros. Este processo é importante porque permite que a empresa consiga avaliar determinados fatores, como quantidades e frequências de compras, sazonalidades, variações de preço e entregas, e tudo organizado por segmentos e necessidades.

O principal objetivo aqui é estabelecer ciclos de compras mais eficientes, aumentando a agilidade das entregas e diminuindo os custos, mas para que isso aconteça é imprescindível que a empresa conheça suas próprias demandas.

O procurement, quando bem executado, proporciona para a empresa benefícios como economia de tempo, diminuição de custos, aumento de responsabilidade, agilidade em processos, objetividade e clareza na tomada das decisões, além do aumento significativo da eficiência em toda a gestão de compras da empresa.

Por que aliar big data analytics ao procurement?

Geralmente, essa gestão é feita com o auxílio das tradicionais planilhas, o que exige muito trabalho manual, aumentando o tempo de execução e abrindo margem para erros que podem gerar impactos consideráveis.

 Soluções em big data facilitam a coleta e a análise dos dados, permitindo que os gestores tomem decisões com mais assertividade. Os planejamentos passam a ser embasados com mais inteligência e podem ser obtidos praticamente em tempo real. Isso agrega valor operacional e auxilia os gestores de procurement a terem um papel mais relevante na evolução da estratégia empresarial.

Quando empresas entendem como usar o poder do big data para criar estratégias de compras baseadas em dados, estruturados ou não, o impacto em seus resultados financeiros pode ser expressivo.

Agilizar processos e oferecer a possibilidade de diminuição de gastos já é a função do setor, e quando esse trabalho é realizado com mais qualidade e segurança, a tomada de decisões é mais precisa e os resultados obtidos são mais vantajosos para a empresa.

Melhores insights extraídos da plataforma Dom Rock

A solução nxt.operations da Dom Rock tem um módulo direcionado para compras e suprimentos, que faz análises inteligentes para organizar, otimizar a busca e promover o enriquecimento de dados de fornecedores, além de viabilizar as melhores recomendações visando a redução de custos e otimização de suprimentos.

O módulo procurement da solução nxt.operations oferece um ambiente dinâmico de busca com geração de grandes ganhos na produtividade e melhores condições para os diferentes clientes atendidos.

O módulo nxt.operations procurement integra os bancos de suprimento de todos os clientes com objetivo de dar aos compradores um ambiente de busca com melhores condições de prazo, com acompanhamento da evolução de preços e/ou condições de compra e a possibilidade de manter um review atualizado de todos os fornecedores.

Entendemos que conhecer todos os detalhes da sua demanda e saber a fundo todas as circunstâncias dos ciclos operacionais podem levar seus resultados para outro nível de qualidade. Pensando nisso, apresentamos uma solução que descomplica big data e IA ao oferecer uma plataforma única que atua nas rotinas operacionais de procurement de forma simples, ágil e sem necessidade de especialistas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami