1_An-yFGrhzXxF1ZoX5kDfKw

O que podemos esperar do Big Data em 2021?

Big data

O que podemos esperar do Big Data em 2021?

Com a pandemia do Coronavírus, tecnologias de dados se adaptaram e se aprimoraram para tirar empresas e organizações das zonas de perigo.

2020 ficou marcado como o ano que transformou a rotina e mudou a forma de lidar com o trabalho e com as pessoas, colocou à prova nossas habilidades de adaptação. Esse tipo de mudança tão brusca, sem sombra de dúvidas, impacta em como a tecnologia direciona seus passos futuros.

De olho nisso, a empresa de consultoria em tecnologia Gartner, durante o Gartner IT Symposium, lançou uma relação com as principais tendências em “Data & Analytics” para ficarmos de olho em 2021. Conheça mais sobre cada uma delas.

1. IA mais inteligente, rápida e responsável: Gartner prevê que 75% das empresas passarão da fase piloto para a operacionalização da IA até o final de 2024, gerando um aumento de 5 vezes na transmissão de dados e infraestruturas analíticas.

2. Evolução de dashboardsos painéis de controle, como conhecemos hoje, ainda demandam muito trabalho manual dos usuários. A ideia de um upgrade na maneira que trabalhamos com dados diários é fornecer insights precisos de forma mais ágil, adiantando muitos passos no processo de análise. O conceito de data stories se tornará a maneira mais difundida de consumir análises em 2025, e 75% dessas histórias serão geradas automaticamente usando técnicas de análise aumentada.

3. Inteligência de decisão: mais de 33% das grandes organizações terão analistas atuando com inteligência de decisão até 2023. Esta prática inclui uma estrutura que reúne técnicas tradicionais, com técnicas avançadas de IA e machine learning, o que descomplica processos internos e possibilita que usuários não técnicos ganhem mais autonomia sem a necessidade de especialistas e TI.

4. Nuvem distribuída e reconfigurada: serviços de nuvem serão essenciais para 90% das inovações em dados e análises até 2022. IA baseada em nuvem aumentará até 5 vezes, se tornando uma das principais categorias de trabalho na nuvem. Essa tendência não é exatamente uma novidade, mas ganha ainda mais destaque. Para as empresas, o aumento no uso de serviços de nuvem permite que as organizações produzam com mais rapidez e segurança.

5. Ainda mais privacidade para dados: ambiente confiável para que dados confidenciais possam ser processados e/ou analisados; processamento e análise de maneira descentralizada; criptografia de dados e algoritmos. Essa tendência, que já vem modificando a forma como compartilhamos dados na rede, é o que possibilita que organizações colaborem em todas as áreas sem sacrificar a confiabilidade, mantendo a privacidade e segurança.

“Novo normal” na era dos dados

Se existe algum impacto positivo neste cenário pandêmico em que estamos vivendo, certamente é o avanço tecnológico que transformou nossas rotinas particulares e profissionais. A Dom Rock atua no universo corporativo como um facilitador, tendo como foco descomplicar Big Data e IA, para que empresas ampliem o uso de plataformas de tecnologias inteligentes de dados nas rotinas de negócios que envolvem planejamentos e tomadas de decisão recorrentes em relação a clientes, produtos e serviços.

Estar atento ao que é tendência e acompanhar os avanços nas tecnologias de big data é o que mantém nossa entrega em dia com as expectativas dos nossos usuários. Tecnologias voltadas para análise de dados e inteligência artificial crescem e se atualizam em ritmo acelerado, e a Dom Rock acompanha essa evolução ao oferecer uma plataforma capaz de responder de maneira ágil a um mundo onde os desafios se atualizam rapidamente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami