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O digital é mandatório para o sucesso das empresas

Transformação Digital

O digital é mandatório para o sucesso das empresas

Estar em um ambiente digital se torna cada vez mais uma questão de sobrevivência para as empresas. Com o avanço da Inteligência Artificial (AI), machine learning e automação de processos já é possível que as áreas de negócios busquem soluções que tragam facilidades por meio de novas tecnologia. De acordo com uma pesquisa publicada no The Wall Street Journal, cerca de 67% dos profissionais, nos Estados Unidos, sentem medo de serem trocados por máquinas automatizadas. Outro dado que demonstra a importância de implementar novas tecnologias é a previsão de que os gastos mundiais em transformação digital cheguem a US$ 2,3 trilhões em 2023, segundo um estudo da International Data Corporation.

Por conta dessa tendência, muitas empresas já estão apostando em ferramentas que seguem essa linha, mas ainda sentem dificuldade em colocá-las em práticas para buscarem benefícios e respostas nas áreas operacionais — onde geralmente são aplicadas. A Dom Rock ajuda nesse processo de transformação digital das organizações, explorando o uso da Inteligência Artificial para gerar, consequentemente, inteligência operacional no âmbito de fluxo de dados, análises e descobertas, otimizando e automatizando processos manuais ou desintegrados, que por incrível que pareça, ainda fazem parte da realidade de muitas empresas. Dentro deste contexto, mais especificamente da digitalização da economia com uso de IA, estamos redefinindo a forma como as corporações operam, atuando na transformação do trabalho, impactando no surgimento dos novos modelos de negócios, tomadas de decisões, gestão e execução de estratégias.

Transformação Digital redefinindo as operações

Já sabemos que mais de 90% dos dados que as organizações lidam são vindos da chamada transformação digital, seja em tempo real ou em lotes na forma de informações geradas por dispositivos de Internet das Coisas (IoT), sensores, robôs, câmeras, redes sociais, APIs, textos, imagens, vídeos, áudios e documentos digitalizados que precisam ser armazenados e processados continuamente. Mas para guiar as empresas dentro dessa infinidade de dados, automatizamos inúmeros processos dentro de uma plataforma projetada para servir essa necessidade sem precedente através de algoritmos inteligentes com capacidade de gerar respostas rápidas e contínuas para as rotinas da operação.

Quando se alcança o sucesso dos programas de automação é possível interagir com clientes por meio de canais digitais, integrar ferramentas de workflow, unificar informações de ambientes externos — como redes sociais e outras aplicações de sistemas legados. Assim, a plataforma foi desenvolvida para permitir que sejam acrescentados dados complementares ao contexto operacional das organizações, via mecanismos de integração, e fazer com que essas informações se tornem cada vez mais úteis para as empresas.

Além disso, todo o ambiente de tratamento dos dados estruturados e não-estruturados necessita, obrigatoriamente, de uma forma de acesso, distribuição e visualização, ou melhor, consumo da informação por meio de mecanismos simples, como busca por contexto e flexibilidade de integração com diversas ferramentas. A Dom Rock também oferece aplicação web padrão, API, ou por meio de conectores, para permitir que ferramentas de terceiros possam usufruir da informação e gerar relatórios.

O digital ajuda na receita e nos processos de empresas de diversos setores

As áreas de negócios das companhias têm percebido como o Big Data e a IA podem ser utilizados a favor da receita. Para contextualizar isso, vamos utilizar como exemplo o faturamento global do setor de telecomunicações que está estimado em 1,2 bilhão de euros em 2019, sendo um dos maiores segmentos beneficiados pela revolução tecnológica que hoje integra inovações como Big Data, análises preditivas, assistentes virtuais proativos e Inteligência Artificial.

Com as soluções digitais, as organizações do setor podem capturar informações de todos os pontos de contato do cliente e dados relacionados, criando regras inteligentes operacionais, legais, comerciais, regulatórias e permitindo mais tempo de produtividade, além de melhorar a satisfação de clientes. Também é possível criar condições para maior assertividade na visão centrada nas operações e encurtar o ciclo de tomadas de decisões, atuando na raiz de eventuais inconsistências e riscos encontrados. Tudo isso garante maior clareza no ciclo de recebíveis e, consequentemente, aumento da receita.

E não é só nesse setor que percebemos o quanto o digital é importante para as empresas. A utilização de tecnologias de forma eficaz também pode trazer grandes vantagens para outros setores: no caso de serviços de saúde, por exemplo, em que é uma grande aliada na cobrança dentro do prazo e atendimentos complexos, na manufatura — Indústria 4.0, com a previsão de demandas e otimização de investimentos, ou até nos serviços financeiros, auxiliando na digitalização crescente e novas regulamentações.

Portanto, na era da transformação digital, a gestão das empresas necessita de soluções que consigam lidar com o problema sem precedente de variedade, velocidade e volume de dados. Nesse contexto, uma plataforma ajuda as companhias a otimizarem a geração de caixa, mitigar riscos e reduzir custos de forma contínua e assertiva com total rastreabilidade. As corporações que não enxergarem essa tendência ou que não souberem aplicá-la poderão ter que enfrentar problemas em um curto período de tempo. Por isso, como falamos no início do texto, estar em um ambiente digital se torna cada dia mais mandatório e uma realidade necessária para todas as empresas. E, agora, mais do que nunca, não há caminho de volta.

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