1_Yq7t93zgF1sjLU24BY-yHA

Forecasting

Negócios

Forecasting

Conceito antigo com novas tecnologias: porque você precisa de previsões na sua empresa

Forecasting têm sido uma das disciplinas mais relevantes no desenvolvimento em inteligência artificial. É um processo que serve para prever em um curto prazo diversas atividades de uma organização como a receita, produção de gastos, quantidade de mercadorias que precisam ser compradas, faturamento ou número de funcionários. Todas essas informações são baseadas no perfil da empresa, como o público que querem atingir, nível de crescimento, oportunidade de negócios e experiência dos vendedores, por exemplo. Assim é possível planejar e mitigar possíveis desvios indesejados, sobretudo quanto à alocação de recursos das empresas.

Com a transformação digital é possível ter acesso a uma série de informações e a gestão das empresas precisa de soluções que consigam lidar com o problema sem precedente de variedade, velocidade e volume de dados. Nesse contexto, ajudamos organizações a capturarem os benefícios dessa transformação através da plataforma em nuvem, big data e machine learning, auxiliando a companhia a otimizar a geração de caixa, mitigar riscos e reduzir custos de forma contínua e assertiva com total rastreabilidade. O processo de forecasting é um dos pilares da inteligência artificial da plataforma Dom Rock, que ajuda às organizações a lidarem com múltiplas variáveis, internas e externas, em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico.

A Dom Rock amplia a eficiência e relevância das áreas operacionais nas empresas, como na previsão rápida de inconsistências no faturamento que impactam a receita, do monitoramento da qualidade das chamadas de call center, da análise de sentimento e temas relevantes extraídos de áudios de pesquisas, passando por previsões de demandas que favorecem o planejamento de produção na indústria, e da correlação e consolidação de dados corporativos por contexto viabilizados por mecanismos de busca.

Sabendo da importância desse processo, a Dom Rock utiliza a previsão em diversos casos. Confira:

1 . Previsão de demanda e eficiência operacional

Combinação que leva à otimizar recursos financeiros ou não. A busca pelo aumento de vendas pode, muitas vezes, desafiar todo o processo de planejamento de disponibilizar produtos e serviços para atender à demanda do mercado. No entanto, o desafio é como lidar com a meta de vendas e o planejamento de produção, situações e transações que alteram o status dos pedidos e, portanto, tendências. Combinando a ingestão de dados de diferentes fontes e legados é possível planejar, monitorar e tomar decisões apropriadas ao longo do caminho, criando um ambiente de operações e planejamento transparentes e imparciais.

2 . Mais segurança no processo e melhoria na receita

Com uma infraestrutura deficiente, o setor de Transporte e Logística precisa garantir que todo o processo de armazenagem e entrega seja concluído de maneira segura. Prejuízos com roubos de carga e falta de automatização exigem investimentos intensivos no setor. Para isso, as soluções da Dom Rock conseguem encurtar e automatizar o ciclo entre os pontos de contato do cliente (direto ou indireto), apontar problemas operacionais e reduzir o volume de risco em mais de 50% em um ano, além de garantir o faturamento dentro do prazo, encurtando o ciclo de recebíveis, assim como a eliminação do risco de incompatibilidade de informações.

Além disso, com as soluções, as empresas conseguem administrar múltiplos pedidos de clientes a serem processados com base em regras comerciais, aspectos regulatórios e operacionais de risco e compliance. Também conseguem monitorar pedidos, vendas e movimentação de estoques e sugerir previsões de demanda e produção.

O que torna a previsão fundamental para as áreas de negócios?

Como citado acima, cada dia mais se torna necessário que as empresas e colaboradores utilizem da sua jornada de dados e análises para decisões rápidas. Nesse sentido, é possível ter uma série de benefícios, como citamos abaixo:

  • Melhoria na previsão de receita;
  • Validação de preços melhorando a satisfação do cliente;
  • Aumento da eficiência no processo de pedidos do cliente;
  • Previsão de demanda e planejamento operacional, que levam à aplicabilidade do capital de giro;
  • Unificação de pesquisas qualitativas e quantitativas;
  • Análise de causa raiz automatizada.

Sabendo disso, a previsão é fundamental para a melhoria e qualidade de diversos processos. Dentro do contexto da transformação digital, mais especificamente da digitalização da economia com uso de IA, estamos redefinindo a forma como as empresas operam, atuando no contexto da transformação do trabalho e no surgimento dos novos modelos de negócio, gestão e execução de estratégias.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami