#Mitos e Verdades00003

Descomplicar o Big Data começa pelo esclarecimento de alguns mitos

Big data / Negócios

Descomplicar o Big Data começa pelo esclarecimento de alguns mitos

Algumas crenças incorretas sobre Big Data podem atrapalhar a implementação de recursos analíticos e a conquista de estratégias e tomadas de decisão mais assertivas.

Análise de Dados está muito em alta no universo da tecnologia da informação, mas ainda é rodeado de percepções e afirmações equivocadas. Empresas que não adotaram uma cultura data driven, ainda lidam com dúvidas e inseguranças. Por conta disso, apresentamos e esclarecemos aqui alguns mitos sobre big data:

  • “Big Data = muitos dados”

Um dos maiores mitos está já na definição. Há quem acredite que big data seja sobre lidar com um alto volume de informações, quando, na verdade, se refere a forma como os conjuntos de dados, estruturados ou não, são combinados e analisados para formar algo maior. É mais sobre a inteligência e a qualidade no gerenciamento e na análise, do que sobre a quantidade de dados.

  • “Análise de dados é algo muito caro”

Algumas empresas ainda acreditam que a análise de dados demanda um investimento altíssimo. No entanto, com as ferramentas disponíveis atualmente, até mesmo por conta da utilização de computação em nuvem, o acesso aos processos de análises e à capacidade de processamento e demais tecnologias estão muito mais facilitados.

  • “Mas não trabalhamos em ambiente digital”

Não é verdade que somente empresas essencialmente digitais demandam de tecnologia e análise de dados. A conexão com a internet e os sistemas de dados são uma realidade comum em praticamente todos os ramos de negócio. O objetivo de alcançar melhores resultados em vendas, produtividade, otimização de recursos, mitigação de riscos e tantos outros podem ser beneficiados com o uso estratégico de big data.

  • “Big Data é só para empresas de grande porte”

Muitas organizações de grande porte já investem bastante em ferramentas de análise de dados, mas isso não significa que empresas de médio ou pequeno porte não podem ter o mesmo acesso. As soluções em big data são versáteis e se adaptam às demandas e necessidades de cada negócio, e isso as torna cada vez mais acessíveis e populares.

  • “Mas isso não faz diferença para os meus negócios”

Toda organização, independente de seu tamanho, gera dados e informações. Por isso, é de seu interesse acompanhar o que é produzido, pois com eles podem ser criadas análises e tendências de mercado, novas funcionalidades no relacionamento com o consumidor e melhorias na gestão de demanda e de impactos financeiros. Isso se dá principalmente no contexto pós pandemia, quando as soluções no curto e médio prazo serão cada vez mais buscadas. Investir em análises inteligentes de dados é essencial para se destacar em relação aos concorrentes.

  • “Então agora é o algoritmo que resolve tudo”  

Por mais eficientes que sejam os algoritmos, qualquer estratégia de big data exige o envolvimento humano, tanto no entendimento do universo dos dados que impactam o desenvolvimento dos negócios quanto nas decisões que serão tomadas a partir dos processos analíticos. As perguntas feitas para os dados precisam ser assertivas e pensadas de forma inteligente, e, para isso, cultura orientada a dados é fundamental.

  • “Não temos a expertise necessária para implementar”

Atualmente, a entrega de soluções em big data tem se tornado cada vez mais facilitada, e esse é o caso da plataforma da Dom Rock. Descomplicar o Big Data e oferecer ferramentas ágeis e seguras fazem parte das nossas premissas. Você não precisa de um grande time de tecnologia ou de especialistas em TI para aplicar a análises de dados na rotina da sua empresa.

Assim que os mitos forem gradativamente desfeitos e o caminho estiver aberto para a implementação de estratégias de big data, a Dom Rock está pronta e preparada para te entregar as melhores soluções, que vão acompanhar o seu negócio no caminho para tomadas de decisão mais assertivas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami