carreiras-data-science

Data Science: diversas carreiras formam um time de cientistas dos dados

Carreira / Ciência de Dados

Data Science: diversas carreiras formam um time de cientistas dos dados

Ciência de Dados é frequentemente confundida com uma única profissão, quando, na verdade, é uma área composta por diferentes profissionais com diferentes conhecimentos, mas todos com o mesmo foco: os dados.

Por definição, Data Science é um conjunto de métodos e práticas que possibilita o trabalho com os dados e, nas palavras de André Almeida, CEO da Dom Rock, é “uma disciplina de trabalho em equipe que demanda conhecimentos como engenharia de dados, gestão de negócios, domínio de modelos de algoritmos e interpretação de métricas e modelos matemáticos, além da habilidade de transmitir informações e resultados de maneira que o público não especialista possa entender e consumir”.

Áreas envolvidas em Data Science:

  • Gestão de Negócios: é fundamental extrair os dados que são relevantes para o contexto de negócio em que aquela companhia está inserida, e quem vai poder guiar essa decisão é quem domina a relação entre os dados e os negócios. 
  • Ciência da computação: um engenheiro de dados é indispensável para compreender as necessidades do projeto, automatizar e otimizar os processos, além de garantir a integridade dos dados. Sem um bom trabalho de coleta, armazenamento, gerenciamento e disponibilização dos dados, não é possível avançar para as etapas do processo de análise.
  • Estatística: é por meio dela que são desenvolvidos modelos estatísticos e matemáticos que utilizam os dados para responder perguntas de negócios. Dessa forma aumenta-se a confiabilidade na tomada de decisão levando a resultados melhores e mais assertivos.

Nomeando carreiras dentro do universo da Ciência de Dados, é possível mencionar  Engenheiro de Dados, Arquiteto de Dados, Engenheiro de Machine Learning, Desenvolvedor de Visualização de Dados, Gerente de Analytics,  Estatístico e Cientista de Dados.

A junção de diferentes especialidades e o trabalho em equipe asseguram a comunicação entre os departamentos, criando processos bem estabelecidos desde o escopo do problema, passando por etapas como o set up da solução, o acompanhamento dos resultados e a elaboração de análises relevantes para as operações e os objetivos de negócio.

Por esses argumentos, vejo a ciência de dados como uma disciplina de equipe e não o cargo de um super-herói com superpoderes que com um passe de mágica fará tudo por completo! Saber e querer trabalhar em equipe é fundamental, estabelece a base para cultura orientada a dados, e aí sim a tecnologia ajuda!” – André Almeida, CEO da Dom Rock

A Dom Rock é formada por um time multidisciplinar, especialistas em processos ágeis, que garantem que nossas soluções descompliquem o universo de Big Data e Analytics, com o objetivo de encontrar os melhores insights de negócios e tornar a tomada de decisões mais assertiva, garantindo produtividade num curto espaço de tempo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami