1_oMQun4oLQWF6w-6XH617tw

Como é a relação do Brasil com a análise de dados?

Transformação Digital

Como é a relação do Brasil com a análise de dados?

Universo corporativo nacional ainda é um oceano de oportunidades quando o assunto é a utilização de inteligência artificial e big data.

Grandes nomes dentro do mercado digital no mundo, como Amazon, Uber e Netflix, usam dados para gerar valor, desde o desenvolvimento de novos produtos e serviços até a previsão de quais ações serão mais eficazes no relacionamento com o consumidor.

De acordo com números apresentados pela McKinsey & Company, organizações da América Latina que utilizam de tecnologias de big data e análises registram uma taxa de crescimento anual 4,2 vezes maior do que seus concorrentes. Estimativas da consultoria indicam que países da região têm potencial para criar até 1 trilhão de dólares em valor para suas economias investindo em Inteligência Artificial e Advanced Analytics, mas para isso as organizações precisam de coragem para mudar e investir.

Apesar de a ciência dos dados se tornar um ativo cada vez mais valioso para grandes e pequenas organizações ao redor do globo, no mercado brasileiro ainda enxergamos uma lentidão significativa quando comparado com outros países, deixando o Brasil bem distante dos líderes globais.

Percebemos isso pelo fato de que, em 2019, somente 4% das empresas brasileiras afirmaram que se utilizam de tecnologias de Big data e Analytics, como aponta a TIC Empresas 2019. Esse dado mostra que a cultura data driven ainda não é disseminada no país e que ainda temos um caminho a ser percorrido até que tais atividades ganhem escala no Brasil.

Análise de dados no mercado brasileiro

A implementação de IA na indústria, no comércio e em organizações de diferentes portes desempenha um papel significativo no aumento da produtividade que o mercado corporativo nacional precisa para se tornar ainda mais competitivo. E essa visão se torna ainda mais importante este ano, que pode marcar o começo de uma recuperação dos efeitos da pandemia.

No setor de logística, por exemplo, a análise de dados opera nos sistemas de operações tradicionais e nas frotas de transporte, nas informações meteorológicas e do trânsito, previsões econômicas, comportamento online dos usuários e também em alertas de desabastecimento dos pontos de venda.

No mercado dos seguros, a gestão e o entendimento de diferentes fontes de dados pode ajudar a determinar o preço adequado para uma apólice ou fazer uma avaliação mais precisa de riscos, desenvolvimento de produtos conectados, obtenção de informações de qualidade, melhoria no monitoramento de canais de comunicação, além da diminuição no risco de fraude.

O Brasil tem potencial e espaço para explorar a análise de dados, mudar e investir é a chave. A tecnologia já existe e está totalmente adaptada para as rotina de organizações dos mais diversos setores.

Dom Rock oferece uma plataforma 100% Software as a Service, com alta padrão de segurança em nuvem e cujo setup é bastante ágil. Atendemos empresas de diversos setores e nossa plataforma inteligente de dados é capaz de fornecer respostas que favorece a tomada de decisão de forma ágil, assertiva e num curto espaço de tempo.

O selo Top 10 em Big Data do 100 Open StartUps valida nossa capacidade de entregar com segurança, agilidade e qualidade, colocando negócios de diversos setores na rota do crescimento. O Brasil é um oceano de oportunidades e o próximo passo é tomar a decisão de começar!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami