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Como a tecnologia pode te ajudar a ter mais oportunidades de negócio?

Negócios

Como a tecnologia pode te ajudar a ter mais oportunidades de negócio?

Grande aliada da cadeia produtiva, a tecnologia auxilia na tomada de decisões estratégicas e no ajuste de rotas, dois aspectos fundamentais para qualquer organização. Entenda como isso impacta do ponto de vista de negócios.

Falar que a tecnologia ajuda organizações a terem mais oportunidades de negócio não é algo novo. Afinal, os avanços tecnológicos propiciam uma série de inovações e melhorias para a cadeia produtiva e para o fluxo de vendas. Dentro desse tema, temos uma série de espectros de atuação que se encaixam nas necessidades de negócios de cada empresa de modo distintos e, por isso mesmo, um olhar mais detalhado sobre elas é fundamental.

Toda empresa possui uma base de dados enorme. E cerca de 90% deles são dados não estruturados, ou seja, são processos, métodos, informações, técnicas e muito mais de origens diversas e que usualmente não passam por gestão recorrente e imediata. Tudo isso faz parte da cultura organizacional e, quando bem organizados e orientados pelas demandas as áreas de negócios, se transformam em informações que possibilitam decisões rápidas e autônomas: dois aspectos cada vez mais fundamentais para o sucesso do negócio.

É justamente em torno dessa organização que é possível extrair predições e recomendações para as diversas áreas de uma empresa, o foco dos produtos da Dom Rock.

Uma mina de oportunidades

Sob o olhar das oportunidades, é preciso entender que uma organização precisa ter um norte a seguir. Esse foco pode ser encontrado justamente nos dados. Por exemplo: na busca por informações relacionadas ao processo produtivo de uma empresa, é possível entender suas etapas, suas necessidades e suas incongruências. A partir disso, o uso de uma plataforma como a da Dom Rock permite que orientações relacionadas ao negócio sejam tomadas. Usando uma analogia, é como se observar um farol, que ao sinalizar problemas ou caminhos mais seguros, permite que rotas sejam alteradas e as jornadas sejam mais bem conduzidas.

Esses mesmos dados permitem que a organização anteveja seus passos e tenha uma atuação estratégica mais assertiva. Do ponto de vista de negócios, isso é primordial. Redução de prazos de entregas e agilidade no relacionamento com fornecedores e parceiros são exemplos de como estas melhores podem deixar a empresa ágil — aspecto cada vez mais valorizado pelo mercado.

Também colocamos na lista de vantagens de negócios a redução de gastos operacionais, otimização de produção, gerenciamento de estoque, planejamento de orçamentos, de marketing e metas comerciais, aspectos que ajudam a conduzir uma organização adiante.

Em tempos como o de pandemia, em que a imprevisibilidade coloca um desafio grande para empresas, seja de serviço ou manufatura, podemos encarar o mercado como em uma tempestade. É preciso antever com maior assertividade e de maneira ágil e recorrente o que os dados estão informando como rotas mais seguras, como por exemplo, quais produtos estiveram em queda e quais estão em crescimentos, o mesmo vale para os insumos, para o orçamento e correções de metas comerciais ou até planejamento de campanha e gerenciamento de estoque.

Em um momento em que todo e qualquer gasto ou investimento precisa ser realizado de maneira extremamente cautelosa, e que oportunidades latentes de negócios devem ser exploradas ao máximo e no melhor timing, isso faz a diferença entre quem vai permanecer em rotas seguras ou quem vai continuar a navegar pelo caos em busca de sobrevivência. 

Aí que a plataforma orientada da Dom Rock atua para oferecer predições e recomendações.

Outro olhar importante é o da relação com os clientes. Uma organização pode ter o melhor produto, com o menor custo, mas não pode ser omissa na relação com os consumidores. Na era das redes sociais e da comunicação instantânea, a reputação de uma marca é um ativo ainda mais precioso e que precisa ser cuidadosamente observado e protegido. Mais do que apenas tratar bem seus clientes — aspecto fundamental — entender como é a relação dele com a marca em toda a jornada ajuda a melhorar a experiência do consumidor.

O mesmo vale para a atuação B2B2C, um dos olhares da Dom Rock. Segmento de público-alvo diverso, se faz mais que necessário um viés tecnológico. Um exemplo é o campo de Procurement, cada vez mais foco de atenção das empresas e que, com o uso de Inteligência Artificial, permite uma estruturação completa da área e recomendações de compras mais assertivas e interessantes sob a ótica financeira. É a tecnologia a favor de uma melhor estruturação de todo um departamento, o que impacta uma organização como um todo.

Ainda pode-se fazer perguntas para os dados e explorar um imenso potencial de oportunidades. Na jornada do cliente, dados de compra, frequência, produto, canais, região, volume, produtos fornecem informações valiosas para previsão de demanda e planejamento de campanhas. Ao se olhar os dados da jornada de operações, é possível achar respostas de estoque, agilidade de cobrança e, fechando a nossa tríade de atuação, a jornada de receita traz dados com predições de planejamento de custos, investimentos, ciclo de recebíveis, entre outros.

Encontrar nos dados direções a se seguir permite buscar maior satisfação do cliente, o grande porta-voz de uma marca, no final das contas.

A tecnologia é grande aliada no entendimento de uma organização. Compreensão de seu processo produtivo, do relacionamento entre marca e cliente, da quantidade enorme de informações que uma cadeia produtiva pode oferecer. Tudo isso tem potencial para ajudar seu negócio e direcioná-lo para maiores e melhores oportunidades.

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