1_COGRjMVOmWSKp-KC0NTZQQ

Agilidade e adaptabilidade: indo (muito) além do BI na relação com os dados

Negócios

Agilidade e adaptabilidade: indo (muito) além do BI na relação com os dados

Em cenários que exigem cada vez mais agilidade e respostas para perguntas bastante específicas, as soluções da Dom Rock se destacam com um olhar adiante

Por Andre Almeida, CEO da Dom Rock

É inegável a importância do Business Intelligence, o BI. A disciplina e técnica já foram fundamentais quando era necessário apenas e tão somente agrupar dados e consolidar visões gerenciais das transações armazenadas referente ao passado. Mas o cenário das organizações mudou bastante e a tecnologia, como a nossa da Dom Rock, precisa estar antenada às mudanças e, mais que isso, usar a tecnologia para aprender e ajudar a antever cenários de oportunidades ou mitigação de riscos.

Colocando isso em termos funcionais na rotina de uma organização, os dados gerados precisam ser rapidamente organizados, como forma de fornecer respostas e predições úteis. E aqui entra o nosso primeiro diferencial. Atuamos em um cenário de automação e auto-serviço, ou seja, o próprio usuário formula questões aos dados e obtém respostas e predições com muito mais agilidade do que depender de especialistas técnicos em BI, que acabam por atravancar fluxos e criando respostas que, muitas vezes, já perderam sua validade na urgência que o mercado exige.

Esse acesso de autoatendimento a análises quando os usuários precisam, sem exigir conhecimento técnico profundo, melhora a produtividade e os resultados de negócios.

Outra grande vantagem é a nossa capacidade predição e visão total das transações. Por lidar com os chamados dados não-estruturados, como texto, diálogos, áudios, PDF, email, entre outros, é possível encontrar respostas mais completas, mais focadas e, principalmente, com uma assertividade muito maior.

Farol para o próximo passo

Nossas soluções na Dom Rock, mais do que uma tecnologia, foram construídas para facilitar o acesso de usuários não técnicos aos insights de dados de que precisam. Estamos aqui falando de um cenário de Big Data, a coleta de grandes quantidades de informações, sejam elas não estruturadas ou estruturadas, não como comumente a conhecemos, mas sim em sua capacidade de processar informações, entender os padrões e predizer passos. É Machine Learning levado à cultura empresarial da melhor maneira possível: ligada aos resultados do negócio.

Nosso foco não está apenas no aprendizado das máquinas, que por si só já algo admirável, mas sim em insights preditivos. A cada novo aprendizado das soluções Dom Rock, sempre feito com base em dados da própria organização, elas se tornam mais capazes de extrair possibilidades de cenários futuros. Cabe ao elemento humano do processo cada vez menos extrair os insights e cada vez mais pensar nas questões corretas a se fazer.

Isso, na prática, é a utilização mais adequada tanto de homens quanto de máquinas em favor do crescimento de organizações. Uma aceleração significativa em inteligência de máquina que pode beneficiar as empresas e a sociedade em geral. Verdadeiros faróis que guiam empresas. E aqui na Dom Rock, nos guiamos assim.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami