1_8irf8y-s_TmtuoxyTIPWrA

A tecnologia indica as direções. Você escolhe qual seguir.

Business

A tecnologia indica as direções. Você escolhe qual seguir.

Análise de dados e inteligência artificial não são responsáveis pela tomada de decisão, mas contribuem muito com agilidade na entrega de opções.

Mesmo com todos os constantes avanços tecnológicos que aquecem cada vez mais o mercado de novos negócios e startups ao redor do mundo, sabemos que ainda não existe uma fórmula mágica e única para a solução de todos os problemas de uma empresa. É preciso acabar com o mito de que algoritmos predizem o futuro ou que plataformas atuam como bolas de cristal indicando todos os acontecimentos do amanhã.

A tecnologia pode sim apresentar soluções possíveis e corretas, mas decidir entre uma e outra fica sempre sob a responsabilidade de quem comanda a máquina. Não falamos aqui sobre a solução perfeita, mas sobre todas as possibilidades de solucionar. E com isso afirmamos que a decisão final é sempre um fator humano.

Neste contexto entram a análise em Big Data e a Inteligência Artificial, principais campos de atuação da Dom Rock. A rotina de qualquer negócio é composta por um grande volume de informações e dados, estruturados ou não, provenientes de diversas fontes e em diversos formatos que, de maneira recorrente, refletem a realidade das dinâmicas dos negócios.

Big Data e Inteligência Artificial como grandes saídas das crises

Entendemos que tecnologias de análise de dados e IA também são agentes muito importantes na área de saúde, por exemplo. Um grande destaque é a agilidade na pesquisa e no desenvolvimento de insumos para a vacina contra a COVID-19.

Um artigo publicado no UOL aponta que “no caso da pesquisa por imunizantes, a tecnologia de big data processa e analisa milhões de relatórios clínicos colhidos por institutos de saúde no mundo, o que fornece precisos insights sobre como reage o corpo humano quando exposto à substância A, na circunstância B, e assim por diante. (…) Os algoritmos de inteligência artificial são capazes de sugerir soluções e caminhos que, às vezes, as equipes de cientistas não pensaram.”

Ainda no cenário de pandemia e enfrentamento do COVID-19, podemos considerar também os primeiros passos para a recuperação do mercado que sofreu um impacto muito grande por conta do isolamento e das novas regras que pararam vários setores da economia mundial: o turismo.

Novas práticas para clientes e funcionários de empresas aéreas, agências de turismo, hotéis e restaurantes contam com novas tecnologias que coletam maior número de informações e trazem análises e soluções mais assertivas para aumentar a segurança nas viagens. Otimização de rotas, procedimentos de viagem com mínimo contato físico, coleta de informações sobre saúde de passageiros e até mesmo robôs para realizar higienização e entrega de alimentos e suprimentos.

Agilidade e assertividade na tomada de decisões

A plataforma da Dom Rock também está presente nesses cenários reais na rotina das empresas com o objetivo de antever situações, agilizar processos, poupar tempo e oferecer insumos e condições para que você tome as decisões mais acertadas. Sendo assim, não atuamos como bola de cristal, entregando respostas absolutas que você deve seguir para solucionar todos os problemas da sua empresa.

Nossa proposta é entregar planos de ação mais ágeis e mostrar os cenários possíveis a partir dele. De forma descomplicada, apresentamos diferentes possibilidades que atendem os seus objetivos de negócio. Estamos no meio de todo o processo, mas a primeira e a última ação sempre será responder à pergunta: qual decisão eu vou tomar agora?

 

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami