1_SABnYfT-DtAuwGOgkqs79g

A Era dos Dados: utilizando a favor da sua organização

Big data

A Era dos Dados: utilizando a favor da sua organização

Quando dados gerados nas mais diversas etapas de uma cadeia de negócios são estruturados, é possível identificar lacunas a serem supridas e tendências com alto potencial para serem exploradas. Entenda como isso é benéfico e fundamental

Indiscutivelmente estamos na Era dos Dados. Olhando sob a perspectiva das organizações, o cenário apresentado mostra que mais de 90% dos dados são gerados pelos mais diversos tipos de dispositivos e com as mais variadas tecnologias, como IoT, sensores, robôs, câmeras, redes sociais, APIs, textos, imagens, vídeos, áudios e documentos digitalizados. Se ainda formos observar em relação às quantidades, é possível analisar que estes dados podem ser gerados em tempo real ou em lotes.

Todo esse volume, além da necessidade de armazenamento e processamento, tem potencial para ser uma fonte valiosa de informações e inteligência de negócios. Para isso, é fundamental implementar mecanismos de classificação, extração e armazenagem, em busca dos dados mais relevantes e sempre com foco no olhar estratégico das organizações.

Trata-se de um universo que exige uma atuação que seja, ao mesmo tempo, rápida e contínua. Estes são aspectos fundamentais para uma boa gestão de dados pelas empresas. A Dom Rock, por meio de sua plataforma, age exatamente nesse potencial e, por meio de seus algoritmos, captura dados sem transformação prévia e os transforma algo muito mais valioso: informações processadas e apresentadas de forma fácil e organizada para todos na organização.

“Aqui, estamos falando menos em organização e muito mais em predição. Dados revelam tendências e permitem que recomendações sobre próximos passos sejam dadas de modo que a atuação das empresas seja mais assertiva e com retornos expressivos.”

Todo esse panorama apresentado é aplicável a jornadas específicas de cada organização. Se cada empresa possui suas particularidades, seus dados seguem a mesma lógica e a plataforma Dom Rock possui a maleabilidade para extrair o melhor em cada um dos cenários.

Como vemos o valor nos dados?

Aspecto fundamental de uma organização, entender a jornada do cliente é permitir o reconhecimento de cada possível pequena falha e cada potencialidade ainda não absorvida e, com essa análise, fazer predições e recomendações com alto potencial de impacto positivo na cadeia desse relacionamento. Para isso, é preciso unificar e estruturar informações tanto de contato direto quanto de indireto com os clientes, o que permite ganho de produtividade e satisfação do cliente, aspectos cada vez mais valorizados no mercado.

Dados provenientes de contratos, pedidos, atendimentos, financeiro, ouvidoria, ações judiciais, reclamações em órgãos reguladores, redes sociais, entre outros, são estruturados de modo a criar um olhar mais cristalino para essa jornada. Na verdade, não estamos apenas na Era dos Dados, mas também na era da Jornada do Cliente — e unir os dois temas é essencial para o sucesso da companhia.

Tal informação leva a um segundo aspecto, a receita. Ao analisar a jornada da receita de uma organização, é possível observá-la de modo mais assertivo e, desse modo, encurtar o ciclo financeiro e mapear possíveis riscos e inconsistências ao permitir uma atuação mais ágil. Nossa solução oferece uma série de diferenciais que ajuda no fluxo financeiro da empresa e também no aumento da satisfação do cliente.

Outra vantagem é que, com as informações obtidas por meio da plataforma Dom Rock, mapear oportunidades de impactos positivos nos modelos de negócios existentes traz melhoria na provisão de receita e na validação de preços. Uma vez que as informações são apresentadas de forma simples para toda a organização, diferentes departamentos podem analisar os resultados e trazer diferentes recomendações para os próximos passos do negócio.

Mas toda essa estrutura, antes de tudo, demanda um entendimento profundo sobre a produtividade. Entender a operação em suas diversas fontes, mapear inconsistências com foco em correção e buscar alto ganho de produtividade. Em uma cadeia produtiva, cada uma das fontes que a compõem geram dados distintos. No entanto, esses mesmos dados, ao serem devidamente extraídos e estruturados, possibilitam um olhar global e mais estruturado, repleto de informações valiosas.

Caso necessário, é a partir da observação das análises da cadeia produtiva oferecidas que se extraem recomendações e a capacidade de predizer próximos passos para que as organizações possam criar planos de ação para buscar ajustes em seu workflow. Com isso, cada elo passa a atuar com maior eficácia e, ao fim, tornem o todo mais eficiente e com maior ganho de produtividade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami