1_qGpDOn4cRUG_i4IvfpirIA

A busca do Santo Graal: como organizar e dar sentido aos dados corporativos

Cases

A busca do Santo Graal: como organizar e dar sentido aos dados corporativos

Com a demanda de diversos tipos de dados que informam e impactam a realidade das empresa todos os dias, já tornou-se mais do que necessário investir em ferramentas que organizam e disseminam informações das áreas de negócios de maneira imediata e recorrente. Nesse sentido, assim como a missão do Google é organizar fontes do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos, a Dom Rock possui soluções que dão sentido a essa infinidade de dados corporativos e ajuda empresas e pessoas a encontrarem os melhores caminhos na imensidão e complexidades dos dados não-estruturados, ou seja, aqueles provenientes da diversidade de arquivos, formatos e sistemas que alimentam as rotinas operacionais de todas empresas.

A Dom Rock tem como premissa desenvolver tecnologias capazes de expandir o entendimento dos negócios, encontrando oportunidades até então desconhecidas. Para exemplificar essa relação podemos notar que ao digitar um termo na barra de busca do Google, a lista de resultados podem ser divididas em: links, imagens, vídeos, localização geográfica, além de cards de conteúdo pré- definidos, onde o usuário às vezes nem precisa sair da página de resultado. Nas nossas soluções também é possível organizar as informações e dados corporativos dentro de contextos de negócios específicos que otimizam as áreas operacionais das empresas.

Com este cenário, aqui na Dom Rock, o conjunto de dados-alvo para indexação na busca são os itens de negócios como entidades (ex. empresas, clientes, fornecedores), pedidos, itens descritivos (ex. cadastro, itens de serviço, produto) e qualquer outro sujeito a unificação para efeito de cruzamentos e/ou similaridade, como períodos de tempo e regiões geográficas.

Abaixo, citamos alguns cases para exemplificar:

CASE SEADE SP

Solução Dom Rock Knowledge Base Engine

Como interagir, organizar e publicar os dados estatísticos recorrentes do Estado de São Paulo e suas 645 cidades para otimizar a experiência do usuário? A Dom Rock foi umas das 10 startups selecionadas para participar do Pitch Gov 2018, programa de aceleração do governo do estado de São Paulo para otimização dos serviços públicos. O projeto foi realizado junto a Fundação SEADE, o portal de estatística do do Estado.

O objetivo principal era facilitar a forma como funcionários públicos, entidades privadas e cidadãos utilizam as informações estatísticas existentes nas bases do SEADE, para gerar negócios, apoiar o planejamento de políticas públicas e melhorar a prestação de serviços. Para alcançar o resultado dessa transformação, era preciso simplificar e agilizar a busca de informações de diversas bases atualizadas de forma recorrente, promover e recomendar conteúdos adicionais da instituição como estudos, papers e periódicos e também diminuir custos com pesquisa.

Após sua aplicação, a plataforma da Dom Rock proporcionou diversas mudanças como: busca inteligente por mecanismo de linguagem natural, trocas de mensagens comandadas por robôs programados, navegação por elementos de usabilidade baseado em disciplinas de visualização de dados e, por fim, disponibilidade via API, que serve para agregar fontes de dados a estruturas de sistemas de informações existentes nas organizações, para disseminá-las de forma contínua. Entre a formalização e apresentação final, foram 10 semanas para entrega da plataforma partindo do setup do zero.

CASE Solução Dom Rock Motor de Suprimentos.

Busca de dados para cotações — produtividade e savings na ponta dos dedos.

Nesse case, a solução integra e organiza todas as informações em rede de diversos fornecedores e itens de compra com foco em ganhos de produtividade e savings. Em uma plataforma única, por meio de mecanismo de busca e filtros, o usuário pode pesquisar, analisar e avaliar bases atualizadas para realizar cotações inteligentes. Assim, é possível otimizar pedidos pela integração contínua de dados internos, externos, regras customizáveis e algoritmos de recomendação.

A solução funciona da seguinte forma: a página de resultados de busca é divida em duas abas: itens e fornecedores. Na aba item é possível observar a evolução de preços (mini gráficos interativos), a escala de valores negociáveis, além das melhores condições de pagamento de cada fornecedor. Ainda nessa aba é possível encontrar a localidade e dados de fretes, além de ser possível avaliar o fornecedor e o próprio resultado da busca — o que garante a evolução constante da plataforma. Já na aba fornecedores é permitido obter dados atualizados de cadastro e contatos e avaliar recomendações.

Portanto, por meios dos exemplos citados acima é possível compreender que cada vez mais as áreas de negócios vão precisar de soluções inteligentes que viabilizam o acesso aos dados e informações de forma descomplicada, além de prover análises dinâmicas que permitem resultados no curto prazo. Dessa forma, a organização eficiente dos dados também torna-se essencial para prever riscos, além de não desperdiçar as rotinas de profissionais especializados com execuções manuais, complexas ou que demandam muito tempo.

Por tal motivo, as soluções de organização e busca de dados corporativos da Dom Rock se apoiam em tecnologias simplificadas, orientadas para automação e otimização de atividades operacionais, que viabilizam tomadas de decisões rápidas e assertivas, o que no contexto do grandes desafios atuais de mercado, representa alternativa segura para geração de caixa e garantia de performance a baixo custo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami