1_-sWDWN3FfaPtBJuPRvgONQ

3 pontos em comum entre a construção de um farol e o setup da nossa plataforma

Tecnologia

3 pontos em comum entre a construção de um farol e o setup da nossa plataforma

Vivemos em um mundo em que cada vez mais as empresas precisam de soluções rápidas e flexíveis para a infinidade de dados que recebem, principalmente no cenário de crise com a pandemia do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, quase 91% das empresas brasileiras consideram o uso de dados na definição da estratégia de negócio, de acordo com a pesquisa global feita pela Experian com profissionais de quatro países — Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Entretanto, um aspecto relevante é como configurar uma solução analítica de dados de forma online? Nesse sentido, o setup da plataforma Dom Rock, que é 100% remoto, organiza todas as informações da empresa, visa um ganho de produtividade e eficiência em curto prazo, com facilidade de se adaptar mais rápido ao problema de negócio do cliente.

Gostamos de traçar uma relação entre a construção de um farol e a configuração da plataforma baseada em três pontos:

1. Posicionamento, onde é construído

Assim como um farol pode ser construído em posições diversas como em uma formação rochosa no mar, na costa ou no topo de uma montanha, por exemplo, a nossa solução vai ser construída para atuar diretamente dentro da área de negócio da organização, ou seja, no local onde o problema operacional aparece. Estudamos qual a necessidade de negócio em relação à realidade envolvendo tanto dados estruturados quanto não-estruturados que exigem uma resposta operacional rápida, com o intuito de impactar positivamente o negócio e o caixa. Dessa forma, é possível criar um paralelo entre o posicionamento estratégico do farol e o melhor “espaço” dentro da área de negócio que nossa plataforma atua.

2. Luz do farol e algoritmos inteligentes

O faroleiro, tradicionalmente, é o profissional que está a serviço do farol, sendo responsável por manter a luz e lampejos funcionando para orientar as embarcações em suas rotas. Esse contexto apresenta uma metáfora com a função dos nossos algoritmos inteligentes que trabalham no sentido de guiar as áreas de negócios para melhores respostas, ou seja, colocamos uma luz direta na imensidão, por vezes obscura, dos dados recorrentes, para que a corporação possa “navegar” de forma segura e criativa, o que viabiliza um ciclo ágil de descobertas.

3. Construção física do farol e do setup

Pensando em um conceito histórico, os faróis apresentam uma certa complexidade na construção, pelo tamanho da estrutura e os materiais, já que precisam de uma série de premissas para realizarem sua função, somando a outras tecnologias de guia, como bússolas e lupas, por exemplo. Seguindo o mesmo raciocínio, a nossa solução torna visível aquilo que importa, de maneira oportuna e no local certo. Somado a isso, nossas soluções trabalham com uma grande variedade de “matérias-primas”, seja pela possibilidade de captura dos dados de diferentes arquivos e formatos, ou pela flexibilidade de integração, enriquecimento e disseminação das análises por múltiplas ferramentas.

Conforme pontuado acima, cada dia mais as empresas consideram a importância dos dados na definição da estratégia de negócios que, assim como os faróis, permitem que elas naveguem por rotas seguras. Com o rápido desenvolvimento de tecnologias e de novas soluções efetivas, as empresas não podem desperdiçar esforços e nem energia com soluções que não dão respostas assertivas, ou que demandam testes e muito tempo de implementação. A Dom Rock aplica soluções que consideram os desafios recorrentes das áreas de negócios, aplicando algoritmos inteligentes de negócios, dentro do melhor timing para se obter um retorno rápido. Para se ter uma dimensão disso, o nosso setup demora em média de quatro a seis semanas para atender o problema operacional da empresa, por meio de diversos processos detalhados neste texto.

Por fim, já sabemos o quanto as áreas de negócios precisam de inovações que fazem seus com que seus dados gerem respostas cada vez mais rápidas. Por isso, o foco da Dom Rock está em oferecer soluções que possam atuar no timing certo, iluminando toda diversidade de processos das companhias para otimização e automação inteligente das dinâmicas que garantem produtividade e savings. E no cenário desafiador que enfrentamos atualmente, toda boa e rápida ajuda é muito bem-vinda.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami